sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Layout do Excel - Planilhas



Como o coração do Excel é a planilha este post vai ser um pouco mais longo, mesmo porque para proporcionar uma melhor compreensão e evitar repetições, vou colocar todos os componentes de uma planilha nesta explanação.

Linhas, colunas e células
Basicamente uma planilha é composta por estes três elementos: linha coluna e células, mas a planilha eletrônica do Excel vai permitir que você vá muito além da simples criação de tabelas estáticas.
Nas versões atuais cada planilha do Excel possui 1.048.576 linhas e 16.384 colunas o que resulta numa matriz com 17.179.869.184 de células. Abaixo a imagem da última célula de uma planilha do Excel. 
Última Célula do Excel

No Excel, por padrão, as colunas são referenciadas com letras, nas versão atuais isso gera uma sequência que vai de A até XFD, mas caso o usuário deseje, pode trocar esse referência alfabética por uma referência numérica. Abaixo o exemplo de uma planilha com essa configuração.



Pasta de Trabalho


Quando você gera um novo arquivo no Excel ele cria o que é conhecido como Pasta de Trabalho, dentro de cada pasta/arquivo podem estar contidas diversas planilhas. Inicialmente quando uma nova pasta é criada o sistema gera 3 planilhas, denominadas de PLAN1, PLAN2 e PLAN3.



Guias de Planilhas
O acesso às demais planilhas de uma pasta de trabalho é feito através das Guias das Planilhas, localizadas na parte inferior da janela, basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a guia para alternar entre as planilhas.
Além das 3 planilhas geradas pelo sistema, novas planilhas podem ser criadas clicando no botão localizado ao lado direito da última guia.
As guias das planilhas podem ser renomeadas bastando dar um clique duplo sobre a guia, ou utilizando o menu contextual, acionado através de um clique com o botão direito sobre a guia.
O menu contextual também permite que você exclua, mova ou copie (entre outras funções) a planilha selecionada.


Botões de Avanço e Recuo
Permitem a movimentação das guias das planilhas, sendo que são uteis apenas para as pastas de trabalho com um número muito grande de planilhas.
Abaixo a imagem e a descrição de cada botão.




1. Recua para o inicio da lista.
2. Recua passo a passo
3. Avança passo a passo
4. Avança para o final da lista de guias.

Barras de rolagem
Como vimos acima o Excel tem milhares de linhas e colunas, precisaríamos de uma tela muito grande para visualizar a planilha inteira, como não existe uma tela tão grandes as barras de rolagem que permitem que você movimente a planilha horizontal e verticalmente de modo a poder visualizar todas as células.

Botões de Visualização


Esses 3 botões permitem alternar rapidamente entre os modos de visualização da planilha,podendo optar entre NORMAL, LAYOUT DE PÁGINA e QUEBRA DE PÁGINA.

Zoom


Este controle permite que você aumente ou diminua o zoom da planilha.

Nenhum comentário: