Antes de falar sobre a Caixa de Nome vou precisar antecipar algumas informações sobre planilha e suas referências.
As planilhas do Excel são formadas por linhas e colunas. As colunas são tituladas com letras (A,B,C...) e as linhas com números (1,2,3...). O encontro entre uma coluna e uma linha forma uma célula, e o nome da célula é justamente a junção dos nomes da coluna e da linha (nessa ordem) onde a célula está localizada. Assim sendo uma célula localizada na primeira coluna (A) e na primeira linha (1), terá o nome de célula A1 e assim por diante. Então quando clicamos numas das células da planilha do Excel o nome desta célula é exibido na Caixa de Nome, com isso chegamos a função da Caixa de Nome, exibir o nome (referência) da célula ou intervalo que estiver selecionado naquele momento.
Quando estamos selecionando um intervalo de células (selecionar um intervalo corresponde a você apertar o botão esquerdo do mouse sobre uma célula e arrasta-lo sobre várias células, soltando apenas quando o intervalo a ser demarcado estiver completo) a caixa de nome exibe a quantidade de linhas e colunas que compõem aquele intervalo conforme demonstrado acima. Quando o botão do mouse é liberado no final a caixa de nome exibe apenas o nome da primeira célula do intervalo.
Além das referências que o Excel fornece, como explicado acima, você também pode criar as suas. Para isto selecione a(s) célula(s) que deseja nomear e escreva um nome (sem espaços) na Caixa de Nome. Na nossa imagem acima selecionei o intervalo que vai da célula A1 até a célula E8 e dei a ele o nome de Exemplo_1.
A Caixa de Nome é uma caixa de combinação (falamos a respeito delas no post de ontem sobre a Faixa de Opções) e tem a função de Caixa de Texto e Lista, por este motivo podemos clicar sobre ela e escrever (como orientamos no parágrafo anterior) e também podemos escolher uma das opções da lista que é exibida ao clicar na seta localizada no lado direito da caixa. Nesta lista estarão relacionadas todas as referências a intervalos\células que você criar. Clicado no nome do intervalo o Excel fara a seleção do intervalo respectivo.
Todas essas referências, que o próprio sistema fornece ou que você insere, serão muito úteis quando começarmos a trabalhar com fórmulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário